APAREÇA NA PRAÇA
MARLIÉRIA/MG

Nesta página vamos reunir depoimentos, causos, historias, versos e memórias sobre o Apareça na Praça.
Deixe seu comentário, ou mande um email para: apareçanapraça@gmail.com
Contando a história
" A historia começou assim, com a intenção de promover encontros e "valores locais" como o Ubiratan Lana Castro gosta de dizer. Mas a produção foi crescendo, deixando de ser amadora e passou a trazer valores nacionais e internacionais!!
Uma das motivações para criarmos o Encontro dos Amigos de Marlieria foi a constatacao de sempre iamos à cidade, mas ficávamos em casa. Brinccávamos com os nossos crianças. Entao veio a ideia do Apareca na Praca, um encontro festivo e cultural para uma grande confraternizacao. Uma ideia que foi articulada com a Associação Feminina, na epoca com a participacao ativa de D. Zinha Lana, D. Neuza Quintão, Borges-Maria das Gracas, foi o almoco na praca. O domingo seria na rua, sob o lema "tire sua mae da cozinha". A Associação fazia um rango delicioso, com feijão tropeiro ou feijoada, galinhada, canjiquinha, canjica grossa e outros etceteras. Era sinceramente delicioso. No primeiro ano, após a apresentação da Luciana Araújo Castro, nossos velhos e bons amigos abriram suas veias cantantes e instrumentais no coreto (veja nas fotos de 2001), Enquanto cervejávamos, conversávamos e nos transbordavam afetos, abraçcos e muita alegria: a do encontro, claro!"
Da primeira edição tem uma linda história: o tio Nho, irmão de Sinha, pai da Denise de Rogerio, estava assistindo a dança da Luciana de Orli e Ildeu, alias, a ginastica de solo... e comentou com as pessoa: "ontem eu ouvi aqui o mais perfeito fa sustenido na flauta...". A flauta a que ele se referia era do Flavio Lana, o Flavinho primo de Bira, que tocou chorinho com os amigos.
Nessa primeira edição aconteceu também um dos primeiros shows da geração de netos roqueiros de Sinha e Zinho.Foi um sucesso.
-- Denise Pereira
Sobre a idéia inicial do Apareça na Praça que surgiu no grupo de marlierenses conectados pela intenet , temos um relato de Edre Moreira e Juliano de Castro Santos , na primeira Home Page do grupo Marlieria : http://www.geocities.ws/marlieria/
“- Oi, é vc quem saca tudo sobre computador? É que estamos criando um grupo na internet do pessoal de Marliéria. Me disse a Denise.
Foi assim que entrei para o então marlieria@grupos.com.br, onde “conterraqueos” de Marliéria se “encontravam”.O grupo depois se mudou para marlieria(15Kg)yahoogroups. Alias a primeira mensagem do grupo novo:
De: edre@u... Data: Ter Abr 17, 2001 6:17 pm
Assunto: Re: [marlieria] RES: Problemas...
Foi assim que tudo começou.Denise, filha de Sr. Bernardo e D. Marta, surgiu com a maravilhosa idéia de unir e ou reunir os marlierenses que se dispersaram pelo Brasil afora.Rapidamente o grupo se encheu de adeptos com papos interessantes, casos, idéias, nostalgias... Mantemos contato com nossos conterrâneos que estão distantes mas dispostos a trabalhar para manter a cidade sempre “viva”.Da lista nasceu a página que pretende partilhar com todos as nossas deliciosas qualidades marlierenses.Hoje somos os AMIGOS DE MARLIÉRIA, unidos por natos, filhos, netos e simpatizantes.O grupo possui mais de 60 membros espalhados por Marliéria, Belo Horizonte, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Itabira, Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto situados em MG; Brasília (DF); Florianópolis (SC); Rio de Janeiro (RJ); Carajás (PA).
..Olhem só o relato de um dos componentes do grupo sobre seu conhecimento da existência da lista:
Aspas- Pai, tá rolando um lance na rede. Quem é de Marliéria ou tem alguma ligação com alguém de lá é só mandar um ½ para este endereço pedindo para ser cadastrado que passa a receber as mensagens geradas pelos participantes do grupo.Muito bem! Tô nos dois casos. “Fiat cadastrus”!
Foi assim que tudo começou do meu lado. No início, como bom mineiro, fui só acompanhando os disse-me-disse. Lia, comentava e me calava, aliás, me quedava manualmente inerte. Quer dizer: não digitava.Depois, a gente vai se envolvendo. Se envolvendo. Sabe aquela história do novelo? Pois é. Agora virou cachaça.Veio a idéia da HP. Veio a HP. Descobriu-se outro criador de HP. Mudou-se a HP: www.marlieria.cjb.com. Agora é mantê-la atualizada.Aí brotaram novas idéias. Festa de congraçamento na Praça. APAREÇA NA PRAÇA. Apareceram, aparecemos e gostamos, gostaram. Todos. Estamos pagando. Entrou no calendário. (...)”
-- Juliano de Castro Santos e Edre Moreira em http://www.geocities.ws/marlieria/